SAMU contribui para escolas atenderem nova legislação

O Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte realizou uma capacitação sobre primeiros socorros para os professores da Escola Municipal Egídio Aquino, no bairro Independência, em Montes Claros, na última sexta-feira (31). O treinamento atende às exigências da legislação que obriga todas as escolas do Brasil possuir professores e colaboradores capacitados em primeiros socorros.

A obrigatoriedade foi estabelecida, em outubro de 2018, após a aprovação da Lei Federal n° 13.722, chamada Lei Lucas, que exige o treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino público e privado. A medida foi tomada após o estudante Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, morrer depois de se engasgar durante uma excursão realizada pelo colégio que estudava. Dessa maneira, os instrutores no NEP levaram para dentro da escola manequins realísticos de bebê, criança e adulto para que os colaboradores aprendessem a identificar, e como proceder, diante de uma vítima de engasgo ou com parada cardiorrespiratória nas três fases da vida do ser humano. Os professores receberam as orientações, em seguida, puderam praticar o que aprenderam na teoria nos bonecos.

“O SAMU Macro Norte possui os projetos “SAMU na Escola” e “SAMU na Comunidade” que têm como objetivo levar orientações tanto para o ambiente escolar, como para a população, assim como informações e instruções para se portar diante de uma emergência”, disse a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, Kely Cristina de Moura Lacerda. “Nesta terça-feira (04), a equipe do Núcleo de Educação do SAMU se deslocará ao município de Mirabela onde professores da localidade receberão a capacitação para estarem preparados para o início do ano letivo”, lembrou o presidente do Cisrun, Silvanei Batista, destacando que o treinamento é gratuito e as solicitações podem ser feitas ao NEP, através do telefone 2211-0008.

 

Texto: Jane Felix  /// Fotos : SAMU

Comentários

Mais do Educadora FM