Prefeitura começa a realizar nesta terça audiências públicas para definir as estratégias em relação ao lixo

Começam nesta terça, 4 de fevereiro, as audiências públicas que serão realizadas em diversas regiões da área urbana e da zona rural de Montes Claros como parte do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). A primeira reunião será realizada no distrito rural de São João da Vereda, a partir das 9 horas. A programação completa e atualizada você confere em anexo.
O Plano Municipal constitui-se em um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Trata-se de um instrumento de planejamento estratégico para os municípios, composto por diretrizes, estratégias e metas para o manejo ambiental, econômico e socialmente adequado dos resíduos gerados em seu território, elaborado para um horizonte de 20 anos e com revisões a cada 4 anos.
A Empia (Empresa de Projetos Industriais e Ambientais Ltda), vencedora da licitação realizada pelo Município, será a responsável pela elaboração do Plano. Nestas primeiras audiências, a Empia fará uma breve apresentação da etapa de diagnóstico e, também, esclarecer dúvidas e coletar críticas e sugestões que poderão ser incorporadas ao Plano.
Montes Claros gera hoje, em média, 6.800 toneladas por mês de resíduos sólidos, e a estimativa é que 30% desse montante poderia ser reciclado. A Prefeitura espera conseguir, através do Plano Municipal de Gestão, difundir a cultura de reciclagem na cidade, preservando o meio ambiente, gerando emprego e renda, e dando continuidade aos trabalhos já implantados de reciclagem do lixo.
Não deixe de participar. Convide seus amigos, vizinhos e familiares e ajude a construir uma política efetiva e participativa para a gestão de resíduos da sua cidade.

__________________

Texto: ASCOM/// Fotos: Fábio Marçal

Comentários

Mais do Educadora FM