Hospital Aroldo Tourinho realiza ação social no Asilo São Vicente de Paulo

A equipe de profissionais do Ambulatório de Neurociências do Exercício (ANEX) do Hospital Aroldo Tourinho está programando um evento especial para o fechamento das atividades do Janeiro Branco, mês da saúde mental. Trata-se do “Café com Vital-Idade”, que será realizado na próxima sexta-feira (31), no Asilo São Vicente de Paulo.

Além do café da manhã doado pela ONG Fraternidade Sem Fronteiras, os idosos poderão participar de diversas atividades que serão desenvolvidas durante a ação social: dança e ginástica, jogos de tabuleiro, contação de estórias, voz e violão, conversa no leito para os idosos acamados e maquiagem.

O coordenador do ANEX do Aroldo Tourinho, Renato Sobral Monteiro, destaca o objetivo do evento: “estamos em busca da integração social, onde alguns agentes da comunidade (funcionários do ANEX-HAT e membros da sociedade civil) proporcionarão uma interação com os idosos institucionalizados. A interação social é um estímulo essencial para a saúde mental. Além disso, as atividades permitirão estímulos cognitivos e físicos aos idosos, de modo a trabalhar a memória, raciocínio e equilíbrio. Parte dessas atividades são realizadas nos atendimentos do ANEX, mas dessa vez as ofereceremos a esses idosos, que necessitam do apoio e envolvimento da sociedade”, disse o coordenador.

Neste ano, o Aroldo Tourinho teve como proposta para o Janeiro Branco o tema “Conscientização sobre o Cuidado com a Saúde Mental”. Com isso, foram desenvolvidas diversas atividades internas e externas com pacientes, tais como oficina temática, sessão de filme e relaxamento, confecção de mural, entre outros.

Para a enfermeira Zilá Aparecida Soares, diretora de Qualidade e Inovação do Hospital Aroldo Tourinho, “a realização das atividades do Janeiro Branco nos chama a atenção para a importância de se tratar do assunto ‘saúde mental’, que é um componente indispensável para o bem estar de todo o indivíduo. Todos temos que nos preocupar e tratar da nossa saúde mental e as atividades desenvolvidas, sejam para pacientes ou profissionais, visam proporcionar momentos de reflexão e relaxamento”.

Texto:Ascom: Haroldo Tourinho

Comentários

Mais do Educadora FM