Prefeitura está finalizando doação de animais do antigo zoológico

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Montes Claros está finalizando o processo de doação dos animais residentes no antigo Jardim Zoológico de Montes Claros “Amaro Sátiro de Araújo”. O local foi cedido ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) para a criação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), que abrigará animais capturados, resgatados ou entregues, vindos de locais inapropriados, como áreas urbanas ou cativeiros.

Ano passado, dezenas de animais foram doados para zoológicos de Minas Gerais e de outros estados. Representantes de zoológicos e interessados em ser depositários fiéis da capivara e dos cinco papagaios, oito araras e três carcarás que ainda estão naquele espaço podem procurar a Secretaria para análise de documentação e vistoria dos futuros abrigos.

No Centro de Triagem, os animais passarão por recuperação, no caso de estarem machucados, e por triagem, para catálogo e identificação, antes de serem devolvidos à Natureza. A ação é importante para a preservação de diversos animais em risco de extinção, e trará mais espaço para estudos científicos.

O secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues de Jesus, que está respondendo interinamente pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, afirma que o CETAS terá condições ideais de abrigar os animais tirados do seu ambiente natural. 

__________________

Texto e fotos: Pedro Neto

 

Comentários

Mais do Educadora FM