Museu Regional apresenta duas novas exposições: “Natureza Fluída” e “Abstracionismo Geométrico”

Foi aberto o calendário de exposições itinerantes do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros. Com um histórico de quase 61 mil visitantes em cinco anos de funcionamento, o local recebe agora dois trabalhos temáticos, com entrada gratuita para o público em geral. A exposição “Natureza Fluída”, da artista plástica e design Sarah Nadyesk, pode ser acompanhada no salão 1, do segundo andar do Casarão, enquanto a mostra coletiva “Abstracionismo Geométrico”, integrada ao acervo do próprio museu, está disponível no salão 2.

Os trabalhos permanecerão expostos até 14 de fevereiro. A visitação é gratuita. No caso de grupos maiores, como de estudantes, colônias de férias e projetos culturais, a sugestão é para que seja feito o agendamento prévio.

Natural de Montes Claros, Sarah Nadyesk atua como artista plástica há dois anos, mas está familiarizada com as pinturas desde a adolescência. Nesta exposição específica, apresenta 16 telas redondas em tamanhos variados produzidas a partir da técnica do derramamento, do sopro e do uso de espátulas. “Dentre os diversos estilos e técnicas, o lado abstrato me chamou mais a atenção. Os resultados são imprevisíveis e é justamente isto que mais impressiona na arte fluída”, descreve a autora.

Sarah revela que trabalha manualmente para produzir os tons que utiliza nas telas. “Há um processo, desde a escolha das cores, a disposição das mesmas sobre a tela em produções como o “Mar em Fúria”, com variados tons de azul, ou em “Primavera”, com tons de rosa e lilás, além das tulipas em inúmeras cores”, adianta a artista.

COLETIVO

Na segunda exposição, como o próprio nome adianta, o Museu Regional da Unimontes traz ao público uma parte do seu acervo voltada para o “Abstracionismo Geométrico”. São 20 telas que integram a coleção doada pelo Instituto Itaú Cultural à Universidade. As obras organizadas e montadas pela equipe do MRNM foram produzidas por nomes como Ângela Maino (Brasil), Inos Corradin (Itália), Luli Hunt (Brasil), Sílvio Oppenheim (Brasil) e Kasimir Malevitch (Rússia), este que é considerado como um dos maiores expoentes da arte abstrata geométrica em todos os tempos para o mundo inteiro.

Historiadora do MRNM, Karine Dias explica que há mais sete exposições já agendadas para este ano. O calendário continua em aberto e o interessado deverá se adequar aos termos e diretrizes sugeridos pelo Museu, como o vínculo regional. “São analisados critérios como estilos, técnicas e cores”, acrescenta o diretor geral do Museu, professor José Roberto Lopes Sales.

Além das exposições, o Museu trabalha na organização de oficinas artísticas e culturais, com foco em diversos públicos, como historiadores, estudantes do ensino fundamental e médio, universitários, artistas autodidatas e a comunidade em geral. Até a primeira quinzena de janeiro deste ano, o local registrou a presença de 60.214 visitantes – desde setembro de 2014.

SERVIÇO

Museu Regional do Norte de Minas

Dias e horários de funcionamento

terça a sexta: 8h às 18h

Sábado e domingo: 8h ao meio-dia

e-mail: museu.regionalnm@gmail.com

Telefone: (38) 9.8429-6612

 

 

Ascom : UNIMONTES /// FOTOS: Jefferson Júneo/MRNM

Comentários

Mais do Educadora FM