Codema faz reunião extraordinária para definir apoio à Festa do Pequi

Na manhã desta quinta-feira, 9, a partir das 11 horas, será realizada a primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) de Montes Claros. Os integrantes do órgão se reunirão extraordinariamente no auditório da Secretaria de Meio Ambiente, para discutir seu apoio e contribuição para a viabilização da 29ª Festa Nacional do Pequi, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de fevereiro, na Praça Doutor Chaves (Matriz).

O evento deste ano trará inovações, como uma programação voltada específicicamente para os parques, com ações culturais e de lazer, além de proteção ao meio ambiente. Haverá, ainda caminhadas ecológicas, plantio de mudas e apresentações musicais. A programação também se estenderá para as dependências do Mercado Municipal, onde o extrativismo e a utilização de produtos regionais terão destaque.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também será responsável por fóruns voltados para acadêmicos e a comunidade em geral. Esta programação será nas dependências do Centro Cultural Hermes de Paula. 

O secretário municipal de Cultura de Montes Claros, João Rodrigues, destaca a importância da Festa e do apoio do Codema para o sucesso do evento, que congrega as comunidades tradicionais do cerrado, universitários, pesquisadores, ambientalistas e artistas. O evento possui um público flutuante de cerca de dez mil pessoas por dia, as quais, além de participarem ativamente das apresentações e atividades noturnas, também visitam as feiras diurnas. As barracas de alimentação contribuem para a geração de emprego e renda, com significativa comercialização de produtos ligados à agropecuária, frutos do cerrado, arte e artesanato.

O presidente do Codema, Paulo Ribeiro, destaca a importância da Festa como forma de manter viva a nossa tradição e uma ótima oportunidade para a conscientização dos participantes, que em sua maioria são multiplicadores e formadores de opinião, quanto à necessidade de preservar e revitalizar o meio ambiente. Lembra que o Codema vem se tornando um elo entre o poder público, a sociedade, instituições e entidades que defendem a Natureza.

__________________

Texto e fotos: Pedro Neto

Comentários

Mais do Educadora FM