Prefeitura de Montes Claros faz parceria com o IFNMG para preservação de área verde

A Prefeitura de Montes Claros publicou, no Diário Oficial do Município (https://admin.montesclaros.mg.gov.br/upload/diario-oficial/files/edicoes/2019/dez-19/DiarioOficialEletronico28-12-19.pdf), um Contrato de Cessão para o uso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais/IFNMG – Campus Montes Claros, de uma área verde de 57.136,41m² (cinquenta e sete mil, cento e trinta e seis metros e quarenta e um centímetros quadrados), de propriedade do município de Montes Claros.
O imóvel, objeto da cessão de uso, será utilizado, exclusivamente, como Área Verde aberta ao público em geral, mediante acesso controlado pelo IFNMG, a fim de garantir lazer contemplativo; proteção dos recursos naturais existentes; realização de pesquisas científicas e ações correlatas; realização de eventos públicos e privados; realização de prática desportiva e ações correlatas; promoção de ações socioculturais e ambientais; promoção de ações de educação ambiental e ações programadas pelo poder público municipal.
Os custos e despesas relativas ao funcionamento, conservação, segurança, manutenção, cercamento e reformas serão de exclusiva responsabilidade do IFNMG, sendo vedada a realização de obras sem autorização do Poder Público Municipal. “Nós vamos desenvolver, no terreno cedido, projetos de preservação e lazer, semelhante ao Parque Sagarana. Também há previsão de oferecer para a comunidade acadêmica e para a  população uma pista de caminhada”, afirmou o diretor-geral do IFNMG-Campus Montes Claros, Renato Cota, destacando ainda que a área verde servirá como um laboratório a céu aberto para estudantes dos
cursos técnicos e para acadêmicos dos cursos superiores do IFNMG.
O diretor conta que já está conversando com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para tentar parcerias, a fim de dar início aos trabalhos já em 2020. “Estamos felizes com esta parceria que fizemos com o IFNMG, que irá contribuir para a conservação e proteção de mais uma área verde na cidade, além de beneficiar toda a população, especialmente a comunidade acadêmica”, comemorou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Paulo Ribeiro. Segundo ele, este termo de cessão é mais uma inovação desta Administração, que vem priorizando o meio ambiente e dando mais qualidade de vida para a população, principalmente na criação e proteção de praças e parques.
Texto: Luis Carlos Gusmão/// Fotos: Divulgação

Comentários

Mais do Educadora FM