2019: Câmara fecha ano com 85 sessões

Transparência, trabalho, produtividade, gestão eficiente de recursos e foco nas necessidades dos cidadãos montes-clarenses marcaram o ano de 2019 dos Vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros. Período com registros de diversos avanços para o Município e munícipes.

“Esse ano foi importante tanto para a Câmara quanto para a Administração. Todos os projetos importantes para o desenvolvimento de Montes Claros foram aprovados pelo legislativo. E O legislativo foi parceiro importante para a Administração. O resultado podemos ver com tantas obras sendo realizadas – obras que estavam paradas há vários anos e com o apoio da Câmara Municipal os projetos importantes como a construção e reforma de avenidas, estão saindo do papel”, destaca o presidente da Casa, Vereador Marcos Nem (PSD).

De acordo com a Assessoria Técnica Legislativa da Câmara Municipal de Montes Claros, ao longo do ano foram realizadas 85 sessões, sendo 55 reuniões ordinárias, uma extraordinária e 29 audiências públicas em que foram expostos problemas que afetam os cidadãos montes-clarenses.

“O envolvimento dos vereadores tanto de situação como de oposição foi importante para o bom andamento dos projetos desenvolvidos pelo município. A oposição nunca deixou de votar em propostas que fossem beneficiar nossa cidade. É uma oposição que mostra o que precisa ser melhorado e sabemos que isso é importante até mesmo para que o prefeito possa analisar e corrigir aquilo que muitas vezes a administração não está percebendo”, enfatiza o presidente.

BALANÇO

Para auxiliar os parlamentares a Casa funciona com 13 comissões ligadas aos serviços do legislativo, composta por três vereados cada uma delas, que analisam projetos, auxiliados por especialistas. Em 2019, 227 projetos de lei e resolução deram entrada (74 a mais que no ano passado), incluindo propostas do Legislativo e Executivo. Foram encaminhados para as secretarias e ao prefeito Humberto Souto 387 requerimentos de iniciativa dos vereadores.

Ao todo 29 audiências foram realizadas, sete a mais do que em 2018 – diversos assuntos vieram à Tribuna, entre eles: serviços de luz e água em Aparecida do Mundo Novo, dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais, reforma da previdência, contrato de concessão do transporte coletivo municipal, luta antimanicomial, situação das pessoas em situação de rua, pedido de energia elétrica na zona rural, guarda mirim, combate ao abuso e exploração infantil, atuação da Copasa, entrada de animais domésticos nos hospitais, inclusão do mel de abelha na merenda escolar, banco de horas dos servidores municipais, conserto das estradas de São João da Vereda, entre outros.

Confira <AQUI> todas audiências realizadas em 2019.

2020

Para o próximo ano, o serviço do legislativo será redobrado com a criação de mais projetos e fiscalização constante. Na área da educação, de acordo com Marcos Nem, desde quando a gestão da cidade era comandada pelo então prefeito Athos Avelino, o município vem sofrendo com a falta de escolas infantis – a expectativa é que logo no início do próximo ano, diversas Cemeis sejam inaugurados. No setor da saúde o presidente afirma que ainda precisa melhorar muito, não somente em Montes Claros, mas em todas as cidades da região.

“Sabemos que a tabela do SUS não e corrigida há vários anos, mas temos a expectativa que o prefeito consiga mais recursos junto ao Governo Federal, para melhorar o serviço, por exemplo, investir nos pronto atendimentos, dar uma estrutura melhor para os hospitais, ampliar o número de cirurgias eletivas, que é uma das cobranças da população”, pontua Marcos Nem que ainda destaca que em 2020 a expectativa é oferecer melhor qualidade de vida ao cidadão montes-clarense. “A Câmara vai dar todo apoio necessário para que a administração desenvolva um trabalho ainda melhor em prol da nossa população”, conclui o presidente.

RECESSO PARLAMENTAR

De acordo com a portaria nº 218/2019, a Câmara Municipal de Montes Claros entra em Recesso Parlamentar do dia 1º (primeiro) a 20 (vinte) de janeiro de 2020. As atividades da Casa Legislativa, em relação aos Vereadores, retornam no dia 21 de janeiro de 2020.

Ascom : Câmara Municipal

Comentários

Mais do Educadora FM