Alunos da Rede Municipal de Montes Claros conquistam 1º lugar em concurso estadual

Os alunos do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros, Rafael Alves Filho e Emily Silva Correia, foram os vencedores do “Concurso de Redação e Desenho do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo 2019” (PEA). A cerimônia de premiação a nível regional (Norte de Minas) aconteceu na manhã desta sexta-feira, 13, na Secretaria Municipal de Educação (SME). 

O PEA, criado em 2010 com o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, visa contribuir para a formação da consciência ambiental dos alunos, abordando o desafio dos resíduos sólidos a partir da noção de responsabilidade compartilhada, que envolve família, escola, empresas e governo, no compromisso de buscar soluções que minimizem os impactos causados por resíduos ao meio ambiente.

“A ideia é que, desde cedo, as crianças compreendam os desafios ambientais envolvidos na gestão adequada dos resíduos sólidos e participem de sua solução, agindo como pequenos cientistas”, explica a gerente da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Montes Claros, Maria Teresa Ralo, que esteve presente ao evento. 

Na Premiação

Na cerimônia, que também contou com presença da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, de outros representantes da Prefeitura, de familiares dos vencedores e de professores e gestores das unidades de ensino de cada um dos estudantes, foi premiado o aluno da professora Marilda V. Lima, da Escola Municipal Santa Clara, Rafael Alves, 1º Lugar em Redação; e a aluna da professora Maria A. Lopes, da Escola Laudelina Fonseca, Emily Silva, 1º Lugar em Desenho.

“Foi muito bom conquistar esse prêmio. Estou muito satisfeito!”, disse Rafael. Quem também afirmou ter ficado “muito satisfeita” foi a Emily. Segundo ela, a sensação é “muito melhor do que imaginava”. “Estou muito feliz, sempre gostei de desenhar e esse concurso ainda nos incentivou bastante a procurar melhorar o mundo”, completou. 

Concurso de redação e desenho em 2019

Este ano, na região do Norte de Minas, o Concurso contou com 62 escolas inscritas, totalizando 2066 alunos de 11 cidades norte mineiras. O tema da redação e do desenho deste ano foi “Como posso fazer a minha parte na gestão dos Resíduos”.

“É um projeto importante que trabalha com a reutilização de embalagens e que visa a melhoria do meio ambiente. Esta premiação é muito importante, pois a criança que participa sente que o trabalho realizado por ela, junto com a escola e com o professor, foi valorizado. É uma satisfação enorme percebermos que as crianças estão correspondendo a uma proposta que visa a melhoria da qualidade do ensino deles. Ficamos muito satisfeitos quando percebemos que os nossos alunos são premiados por um trabalho de qualidade, que corresponde ao resultado da aprendizagem de um projeto desenvolvido dentro da escola”, comentou Rejane Veloso.

Texto: Farley Henrique /// Fotos: Educamoc

Comentários

Mais do Educadora FM

Lei Cultural Aldir Blanc

A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc estabelece um conjunto de ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços

Ler Mais