Às cerimônias de premiação de melhor gestão do Programa Forças do Esporte (Profesp). Reconhece as organizações militares que mais se destacaram no atendimento às crianças e jovens apoiadas pelo programa. O evento teve como palco o a cidade de Brasília.
Os vencedores do Prêmio Melhor Gestão do Projeto Forças no Esporte – Profesp receberam troféus e um cheque no valor de R$ 150 mil. O 55º Batalhão de Infantaria foi o vencedor na categoria Organização Militar mais eficaz do Profesp.
O Ministro da Defesa ressaltou a contribuição do Programa Forças no Esporte para a sociedade brasileira. “O Profesp é um programa simples, mas muito eficiente. A iniciativa permite que a criança ou o adolescente, no contra turno da escola, vá para uma unidade militar, tenha uma refeição e um encaminhamento em termos de esporte, informática e civismo”, ilustrou o responsável pela pasta.
Integração Social:
O Programa Forças do Esporte tem a finalidade de promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas. Atualmente, o programa atende 27,4 mil crianças e deve chegar aos 40 mil participantes em 2020.
O Profesp está presente em 132 cidades de todos os estados e 201 organizações militares, inclusive em Fernando de Noronha. Em São Gabriel da Cachoeira, município do Amazonas, a maior parte dos beneficiados é formada por crianças indígenas das etnias baré, baniwa e tukano, dentre outras. A iniciativa também está presente em mais de 20 Pelotões de Fronteira. O programa Profesp do 55º Batalhão de Infantaria da cidade de Montes Claros tem um efetivo de mais de 200 (duzentos jovens). E como parceiro a Prefeitura de Municipal de Montes Claros.
texto e foto: Subtenente Alexandre Naval – Chefe de Com Soc do 55º BI