Consórcio vencedor da licitação conduzirá o serviço para um novo patamar

O transporte coletivo urbano de Montes Claros está prester a entrar em uma nova fase. A Prefeitura realizou uma licitação para definir as empresas que irão explorar o serviço pelos próximos 20 anos. O certame contou com a participação de três concorrentes: duas de Montes Claros e uma de Caratinga, Minas Gerais.

De acordo com Priscila Batista Almeida, diretora do Setor de Licitação da Prefeitura, foram decretadas vencedoras as empresas Auto Lotação Princesa do Norte e Solaris Transportes, que formarão o consórcio MocBus. O consórcio irá criar 15 novas linhas na cidade e renovar a frota, de maneira gradual. Segundo Priscila, já em dezembro deste ano chegarão à cidade 40 novos veículos, equipados com ar-condicionado. A previsão é que o recém-formado consórcio comece a operar em janeiro de 2020.

Fiscalização

No intuito de fiscalizar os serviços prestados pelo novo consórcio, a Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transporte de Montes Claros (MCTrans), em conjunto com a Polícia Militar e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), irá criar uma sala de monitoramento das linhas e dos ônibus em tempo real. Segundo o presidente da MCTrans, José Wilson Guimarães, serão deslocados três servidores para essa ação: “estamos preparando uma sala especial aqui na sede do órgão para esse objetivo”.

Novo Aplicativo

Para tornar o sistema mais  funcional e eficiente para o usuário, foi desenvolvido, pelas duas empresas vencedoras da licitação, um aplicativo que permitirá ao usuário localizar e acompanhar o trajeto de seu ônibus em tempo real.

__________________

Texto: Hélder Maurício // Foto: Fábio Marçal

Comentários

Mais do Educadora FM