Trabalhos do escritor Anelito de Oliveira são lançados em Montes Claros

Nesta quarta-feira, 6, Montes Claros recebe o lançamento nacional de dois novos trabalhos do escritor Anelito de Oliveira: “Os acampamentos insustentáveis”, publicado pela Kotter Editorial de Curitiba, e “Degredo: poema-fronteira”, publicado pela Sangre Editorial, editora com sede em Buenos Aires e Belo Horizonte.

O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, começará às 19 horas, no Espaço Cultural Café Conversos, situado à rua Raul Corrêa, 280, no bairro Funcionários. A entrada é franca e os livros serão vendidos durante a atração. Os dois livros trazem dimensões novas de um criador inquieto, que se renova a cada trabalho numa tentativa de representar com agudeza crítica a experiência histórica dos subalternizados, em especial pobres e negros.

“Os acampamentos insustentáveis” é um conjunto de textos curtos, híbridos de gêneros discursivos diversos, produzidos de 1994 a 2014. Já “Degredo: poema-fronteira” é um poema longo, escrito em Portugal em 2014, que trata da crise humanitária deste século, do mal-estar dos subalternos sob o fascismo e o racismo. 

Anelito de Oliveira colocou Montes Claros em evidência no âmbito literário em escala nacional e internacional, com uma produção cultural, acadêmica e intelectual intensa. Pós-doutor pela Unicamp, doutor pela USP, mestre e graduado pela UFMG, Anelito de Oliveira, que reside em Montes Claros desde 2004, foi editor do lendário Suplemento Literário de Minas Gerais.

Texto: Hélder Maurício

Comentários

Mais do Educadora FM