Yvonne Silveira será homenageada na próxima quinta-feira, 7 de novembro

 A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realiza na próxima quinta-feira, 7 de novembro, mais uma homenagem do programa “Jardim para Borboletas”. A escritora Yvonne de Oliveira Silveira, falecida em 17 de abril de 2015, será homenageada com uma escultura gigante de borboleta, instalada em um jardim localizado no canteiro central da avenida São Judas, em frente à Igreja Católica do bairro. As obras são de autoria do artista plástico Gu Ferreira, e foram esculpidas com o auxílio dos reeducandos atendidos pelo programa “Para Além das Prisões”.

O “Jardim para Borboletas” é desenvolvido em parceria com o Ministério Público (MP) e dá novas oportunidades aos reeducandos do regime semiaberto (oferecendo remissão de um dia de pena para cada três trabalhados) e a pessoas em situação de rua (que são contratadas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, para cuidar das esculturas e dos jardins). Yvonne Silveira faleceu aos 100 anos de idade e foi fundadora e presidente da Academia Feminina de Letras de Montes Claros. Participava também do Instituto Histórico e Geográfico, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco. Foram 86 anos ligados diretamente à cultura e quase 30 na presidência da Academia Feminina de Letras.

As sete primeiras homenageadas pelo programa foram: a promotora Ana Heloísa Marcondes Silveira (Praça da Rodoviária); a enfermeira Antônia Colares, a “Tonha da Santa Casa” (avenida Mestra Fininha com Deputado Esteves Rodrigues); a empregada doméstica Maria da Conceição Silva, “Dona Maria de Custodinha” (Trevo da Sion); a educadora Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva (Praça da Rosa Mística); a religiosa Joana Maria Juliana Wandekeybus, a “Irmã Veerle” (avenida Deputado Esteves Rodrigues com Sidney Chaves); a educadora Yara Souto (futura Praça Yara Souto, no Todos os Santos); e a musicista Clarice Sarmento (encontro da avenida Bio Lopes com a rua João Martins, no Grande Renascença).

Tanto o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, quanto o promotor Paulo César Vicente se mostram entusiasmados com os resultados positivos alcançados pelo programa, que vem homenageando mulheres que foram ou são destaque na sociedade montes-clarense, além de embelezar a cidade, com reflexos positivos na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

__________________

Texto: Pedro Neto // Fotos: Lucas Viggiani e Silvana Mameluque

Comentários

Mais do Educadora FM