Unimontes e parceiros abrem campanha “Novembro Azul” com ação coletiva no centro da cidade, nesta segunda

A Unimontes será uma das protagonistas da campanha Novembro Azul, de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. Ao longo do mês, junto à comunidade acadêmica e ao público em geral, haverá várias ações coletivas de atendimento à comunidade em geral e o trabalho vai mais além: palestras e orientações sobre as doenças cardiovasculares e a prevenção a outros tipos de câncer.

O lançamento será na segunda-feira (4/11), na Praça Doutor Carlos, às 7h30, com atendimento gratuito ao público em geral em tendas e estandes, com foco na informação ao público-alvo sobre a prevenção e os sintomas do câncer de próstata, do câncer de boca e triagem para a identificação do diabetes. Haverá ainda apresentações culturais.

A realização é da Loja Maçônica Vigilantes do Norte, Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, Faculdade de Ciência e Tecnologia (FACIT), Faculdades Prominas, Minera Engenharia, Área Engenharia, Grupo VGX e Citocenter, além de outros parceiros.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o câncer de próstata é responsável por mais de 13 mil mortes de homens todos os anos, no Brasil. A falta de informação e o preconceito com o exame de toque dificultam o diagnóstico precoce do tumor. Por causa disso, em mais de 90% dos casos, a doença já é descoberta em estágio avançado.

O recomendado é que, a partir de 50 anos, seja feito o exame periódico: toque retal e o PSA (marcador tumoral detectado pelo exame de sangue). Se houver histórico familiar e, se a pessoa for negra ou obesa, a recomendação é procurar um urologista a partir dos 45 anos.

A programação prossegue no dia 9/11, com o pedal “Novembro Azul”, uma ação de esporte e lazer solidária à campanha. A concentração será na portaria do prédio 2, com café da manhã para os participantes e saída às 7h30 em direção à comunidade de Buriti do Campo Santo, a 20 quilômetros da área urbana. No local, haverá uma ação Social com atendimento até as 13 horas nas áreas de saúde associada à campanha de prevenção ao câncer de próstata, orientação jurídica e rua de lazer para crianças e jovens.

 

Ascom : Unimontes

Comentários

Mais do Educadora FM