Prefeito recebe representantes de órgãos de defesa da mulher

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, esteve reunido na noite dessa quinta-feira, 17, com representantes de diversos órgãos de defesa da mulher. O motivo da reunião foi apresentar ao chefe do Executivo Municipal a necessidade da criação, em Montes Claros, de um Centro de Atendimento Integral e Multidisciplinar para mulheres e dependentes em situação de violência doméstica e familiar.

Participaram da reunião representantes do Ministério Público de Minas Gerais, Defensoria Pública/MG, Conselho Municipal da Mulher, Delegacia da Mulher, Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH/Norte), Conselho Tutelar, Central de Penas Alternativas (órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e Hospital Universitário.

Guilherme Roedel Fernandez Silva, promotor titular da 16ª Promotoria de Justiça de Montes Claros, afirmou que, “mesmo com todo o trabalho empenhado pela Delegacia da Mulher, promotorias de Justiça e pelo Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública, mais de 2.600 ocorrências são registradas todos os anos na cidade, com pouco mais de cinco por cento gerando uma responsabilização criminal do agressor. Além da absoluta ausência de punição ao agressor, essas mulheres não têm tido nenhum atendimento, seja por desconhecer os serviços ou pela não articulação dos mesmos”, destaca.

O prefeito Humberto Souto, durante sua fala, disse “que a criação do órgão para centralizar e direcionar as informações é de fundamental importância” e informou que vai solicitar estudos para fazer a parceria com os órgãos.

Texto e Fotos: Rubens Santana

Comentários

Mais do Educadora FM