Montes Claros conquista primeiro lugar em premiação do Conselho Regional de Odontologia

O município de Montes Claros ficou em primeiro lugar no Prêmio Estadual de Saúde Bucal/2019, promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, na categoria “cidades com mais de 200 mil habitantes”. A segunda colocação ficou com a cidade de Uberada, seguida por Uberlândia e Divinópolis, com a terceira e quarta colocação, respectivamente.

Como prêmio, Montes Claros vai ser contemplada com um consultório odontológico ou com um aparelho de raio-x com sensor digital. O prêmio faz parte das comemorações do Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado no dia 26 de outubro, data em que será feita a solenidade de premiação em Belo Horizonte.

Segundo Guilherme Gonçalves da Silva, Referência Técnica em Saúde Bucal da Prefeitura de Montes Claros, “o prêmio foi concedido para os municípios que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal no ano de 2018. Implantamos novas equipes, diversos profissionais foram nomeados, e fizemos a aquisição de equipamentos odontológicos para melhor estruturação do serviço. Além disso, temos  realizado reforma, ampliação e construção de novas Unidades Básicas de Saúde”.

Conforme o edital, a pontuação que definiu os vencedores levou em conta os seguintes critérioscobertura de atendimento; critérios do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ); média de ação coletiva de escovação dental supervisionada; fornecimento de escova, creme e fio dental; cobertura de primeira consulta odontológica programática; cobertura de atendimento odontológico à gestante; razão entre tratamentos concluídos e primeiras consultas odontológicas programáticas; serviços de próteses dentárias; prontuário eletrônico à disposição dos profissionais da Odontologia; participação de profissionais da Odontologia nos Conselhos Municipais de Saúde; educação permanente; re speito ao piso salarial; experiências exitosas; existência de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) ou atendimento especializado congênere; e gestão dos serviços de saúde bucal dos municípios por um cirurgião-dentista. 

Comentários

Mais do Educadora FM