Prefeitura instala cestos gradeados no sistema de drenagem

A Prefeitura de Montes Claros está realizando testes de implantação de cestos gradeados em diversos bueiros da cidade. Para manter limpos os mais de 12 mil bueiros e bocas de lobo das ruas e avenidas do município, a Secretaria de Serviços Urbanos (SSU) realiza a desobstrução diariamente. Contudo, alguns moradores insistem em descartar irregularmente o lixo, que acaba parando dentro da rede de drenagem, provocando inundações e alagamentos no período chuvoso.

Para tornar mais prático o serviço de desobstrução, facilitando a limpeza dos bueiros, a SSU está implantando os cestos gradeados, que permitem o escoamento da água enquanto retêm galhos, sacolas com lixo e todo tipo de material.

De acordo com José Geraldo Dias, coordenador da equipe de limpeza de bueiros, “pensando na flexibilização e otimização do serviço, resolvemos fazer um período de teste, colocando os cestos gradeados. Esse serviço já é realizado em grandes cidades brasileiras. Assim, conseguimos dar mais agilidade no processo de desobstrução”.

Ele explica que um agravante é quando o material corre para o manilhamento da rede de drenagem. “Isso dificulta ainda mais o trabalho de limpeza, porque é preciso entrar na rede e, às vezes, a manutenção e a desobstrução demandam um tempo maior, devido ao pequeno espaço das manilhas. A colocação do cesto impede que sacolas com lixo e garrafas pet caiam nas manilhas”, destaca.

Texto: Rubens Santana // Fotos: Divulgação

Comentários

Mais do Educadora FM