Unimontes amplia debates sobre a Geografia no XII Encontro Regional e no VI Colóquio Cidade e Região

Gestão hídrica, cerrado, pós-graduação, tecnologia, inovação e os desafios e as perspectivas para o Norte de Minas no âmbito geográfico. Estas serão algumas das abordagens para o XII Encontro Regional de Geografia e o VI Colóquio Cidade e Região, eventos que a Universidade Estadual de Montes Claros realizará na primeira semana de outubro, no campus-sede e no campus avançado de Pirapora (Norte de Minas).

O tema central é “Pensar e Fazer a Geografia Regional na Contemporaneidade”, com expectativa de reunir 250 participantes. As atividades de 1º a 4/10: conferências, apresentação de trabalhos científicos, mesas redondas, oficinas, minicursos e espaços de diálogos e práticas. A organização conjunta envolve o Departamento de Geociências, as coordenações dos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia e do mestrado em Geografia (PPGEO), além dos acadêmicos e mestrandos.

Os dois eventos são bienais, com o objetivo de reunir a “comunidade geográfica” local e regional com as demais instituições brasileiras na área “como oportunidade de discutir a realidade socioeconômica, ambiental, cultural e do ensino da Geografia, além de valorizar experiências e aproximar os grupos de pesquisa”. A coordenação é do professor doutor Ricardo Henrique Palhares (geral) e professora mestre Romana Cordeiro Leite (adjunta).

Para esta edição, foram definidos quatro eixos temáticos: “Formação, trabalho profissional e ensino da Geografia”; “Meio ambiente: problemas/soluções”; “Espacialidades urbano/rurais contemporâneas” e “Espaço geográfico e as Geotecnologias”.

ABERTURA

O credenciamento será no dia 1º/10, de 17 às 19h30, em dois locais: Laboratório de Educação Geográfica (prédio 2) e no Auditório Mário Ribeiro (Prédio 6). A conferência de abertura será às 20h30, com o professor doutor João Mendes da Rocha Neto, atual diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano (Ministério do Desenvolvimento Regional). Também docente da UnB, ele abordará o “Pensar e fazer geografia regional na contemporaneidade”

Na sequência da programação, haverá os minicursos “Mapas temáticos na Geografia Agrária”, “Sismologia”, “Entendendo o funcionamento de uma ETE através de maquete”, “O Bioma Cerrado em Montes Claros: aspectos fitofisionômicos e técnicas de identificação em campo”, “Regiões Brasileiras: Ensinando a partir do Lúdico” e “Desvendando a Plataforma Lattes”.

E, ainda, as mesas redondas “Agonia dos Cerrados e Veredas e a questão hídrica no Norte de Minas”, “Montes Claros: ontem e hoje” e “Geografando o Norte de Minas: problemas, desafios e perspectivas” e a palestra “Relação solo-paisagem no Bioma Cerrado”. Haverá, também, espaços de diálogo e práticas (EDP’s) e apresentações culturais organizadas pelos próprios acadêmicos.

SERVIÇO

XII Encontro Regional de Geografia

VI Colóquio Cidade e Região

Período: 1º a 4 de outubro

Locais: campus-sede e campus Pirapora

Informações: (38) 3229.8184

Comentários

Mais do Educadora FM