Unimontes divulga as atrações da 13ª Primavera dos Museus

Programação será no Museu Regional do Norte de Minas, a partir do dia 23 de setembro

A Universidade Estadual de Montes Claros está inserida na 13ª Primavera dos Museus, evento nacional que acontece simultaneamente em centenas de cidades brasileiras para a popularização da história e da cultura. As atividades serão concentradas no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM/Unimontes), instalado no Centro Histórico de Montes Claros, a partir da próxima segunda-feira (23/9) – se estendendo até o dia 29 de setembro.

Na programação elaborada pelo Museu Regional, haverá palestras, ensaio aberto, grupo de leitura, mesa redonda, exposição itinerante e visitas mediadas. Haverá entrega de certificado de 20 horas para os participantes.

“Este é um evento que representa uma temporada cultural mais intensa, já que acontece simultaneamente nas capitais e demais cidades, com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)”, destaca o diretor do MRNM, professor José Roberto Lopes de Sales. Na área de abrangência da Unimontes no Noroeste, Norte e Vales, por exemplo, além do Museu Regional, a 13ª Primavera dos Museus acontecerá nas cidades de Araçuaí, Itamarandiba, Paracatu, Pirapora, Pompéu e Salinas.

“Para participar das palestras e receber o certificado, os interessados podem fazer a inscrição na própria sede do Museu”, completa a historiadora do MRNM, Karine Dias. Para estes casos, haverá uma cobrança simbólica de taxa como contribuição às ações de manutenção do espaço.

PROGRAMAÇÃO

A abertura no dia 23/9, às 19 horas, terá a palestra “O Museu como um equipamento cultural de educação e lazer”, com os professores doutores Rogério Othon Teixeira e Georgino Jorge de Souza Neto, do Departamento de Educação Física e do Desporto e coordenadores do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão do Lazer (Ludens).

Na terça-feira (24/9), dois eventos: Ensaio Aberto do Grupo de Danças Parafolclóricas Saruê, às 18 horas; e o encontro do Grupo de Leitura do Museu, às 19 horas, com o professor Márcio Jean Fialho, do mestrado em Estudos Literários.

No dia 25/9, o Museu receberá as visitas previamente agendadas de escolas e grupos específicos, no acompanhamento de exposições temporárias como a do “Acervo Banco Itaú” (com telas nas técnicas de serigrafia, litografia e pinturas a óleo) e o trabalho “Cores e Faces do Sertão Mineiro”, de Cleiton Cruz, com 19 telas sobre o cotidiano de Montes Claros por meio das folias, influência africana, personagens de Guimarães Rosa e as tradicionais Festas de Agosto. Cleiton é artista plástico, ilustrador e trabalha como Guarda Municipal e historiador, além de integrar o terno da 1ª Marujada de Montes Claros como contramestre.

A atração na quinta-feira (26/9) será a palestra “Tecnologias dentro do Museu”, com o professor doutor Paulo Henrique Dias Costa, do Departamento de Artes/Unimontes, às 19 horas.

Na sexta-feira (27/9), o professor mestre Jânio Marques Dias destaca em palestra o “Patrimônio, Cultura e Sociedade”, às 8 horas. À noite, às 19 horas, a professora doutora Raiana Maciel (Unimontes) e o professor mestre Thiago Pereira (Colégio Marista) abordam “A Importância dos Museus como Núcleos de Preservação e Difusão de Cultura e História”.

Nos dois dias seguintes, haverá visitação aberta à comunidade.

Ascom: Unimontes : Foto Arquivo 2018

Comentários

Mais do Educadora FM