Prefeitura cria “corredor de abraços” para prevenir o suicídio

A Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria de Segurança do Trabalho e Assistência à Saúde da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), vem promovendo diversas ações voltadas à prevenção ao suicídio, como parte da campanha Setembro Amarelo. Uma delas está acontecendo no hall de entrada do prédio da Prefeitura, onde são oferecidos, além de informações a respeito do assunto, abraços.

De acordo com Maíra Cristina, uma das organizadoras da campanha na cidade, as ações são importantes porque “muitas pessoas não se sentem acolhidas em casa, no dia a dia. Daí a importância de um abraço, por exemplo, para acolher e sensibilizar”.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. Uma estimativa, de 2018, da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelou que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas e que, em média, 32 brasileiros tiram a própria vida, diariamente.

CVV – O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das ONGs mais antigas do país, fundada em São Paulo em 1962, e atua no apoio emocional e na prevenção ao suicídio, por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. As ligações são gratuitas e contam com atendimento 24 horas.

 

Texto: ASCOM // Fotos: Fábio Marçal

Comentários

Mais do Educadora FM