Novo abrigo municipal para moradores de rua está quase concluído

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, anunciou nessa sexta-feira, 13, que as obras da Casa de Passagem da Prefeitura estão em ritmo acelerado, e que, em breve, o local irá oferecer o serviço de acolhimento institucional e digno para pessoas em situação de rua. Assim que o abrigo for concluído, a Prefeitura dará início à reforma da Praça da Matriz, local que atualmente tem recebido um grande número de pessoas em situação de rua.

A Casa de Passagem irá funcionar em um prédio de propriedade do município, em frente à praça da Vila Oliveira. O novo local terá capacidade e estrutura para atender 60 pessoas com pernoite e alimentação. O acolhimento será oferecido tanto para homens quanto para mulheres. Os atendidos também poderão tomar banho no local. Serão oferecidas quatro refeições diárias, atendimento psicológico, análise da situação socioassistencial, e encaminhamento para o Banco de Oportunidades, para futuro ingresso no mercado de trabalho, entre outros serviços.

Matriz – A Praça Doutor Chaves, conhecida popularmente como Praça da Matriz, faz parte do núcleo inicial da constituição da cidade e está localizada em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José, sendo anteriormente denominada Largo da Matriz. A Praça, desde sua formação, é um local de encontro e sociabilidade. Nela são realizadas as festas religiosas e culturais da cidade, tais como as do Divino Espírito Santo, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Em 1939, o Largo da Matriz ganhou nova configuração, sendo nomeado como Jardim Benedito Valadares.

A Praça foi reformada em 1957, por ocasião do centenário da cidade. E em 2007, quando a Praça foi totalmente revitalizada, mantendo suas características originais, na ocasião do sesquicentenário de Montes Claros. Por causa de sua importância cultural para a cidade, seu Conjunto Urbanístico foi tombado pela Prefeitura de Montes Claros.

Texto: Luís Carlos Gusmão /// Fotos: Divulgação

Comentários

Mais do Educadora FM