Escola Municipal Sebastião Mendes realiza sua primeira Feira de Matemática e Ciências

A Escola Municipal Sebastião Mendes, localizada no bairro Alto da Boa Vista, realizou na última sexta-feira, 6 de setembro, a I FEMAC – “Feira de Matemática e Ciências” da unidade. Atendendo a uma proposta da Prefeitura, feita através da Secretaria Municipal de Educação, a exposição contou com trabalhos desenvolvidos durante o ano pelos alunos em atividades voltadas para as áreas de Ciências e de Matemática. 

Segundo a direção da unidade, o projeto procurou estimular o educando a identificar relações com os conhecimentos científico e matemático em seu cotidiano, por meio de experimentos, incentivando o questionamento e a formulação de diagnósticos e soluções para problemas reais, a partir de elementos das duas matérias, de forma a aproximar as bases teóricas da vida diária dos alunos. 

MATÉMATICA – A matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, que estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas, variações e estatísticas. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados (WIKIPEDIA).  “Se corretamente observada, ela [a Matemática] possui não somente a verdade, mas também a suprema beleza – uma beleza fria e austera, sem os belos ornamentos da pintura ou da música, mas sublimemente pura”, Bertrand Russel, filósofo, 1919.
 
CIÊNCIA – Ciência refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas (WIKIPEDIA). “A vida sem ciência é uma espécie de morte”, Sócrates, filósofo grego, 469 – 399 a.C.. 

Texto: Farley Henrique // Fotos: Educamoc

Comentários

Mais do Educadora FM