Unimontes receberá visita de cônsul-geral da China para o Brasil

As potencialidades de Minas Gerais, especialmente do Norte do Estado, serão apresentadas a investidores chineses nesta quinta-feira (12/9), a partir das 16 horas, no 1º Seminário Inovação de Comércio de Serviços China-Brasil, no auditório do Parque de Exposições João Alencar Athayde. O evento será inserido na programação da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros (Fenics/2019), que será aberta no mesmo dia e prosseguirá até domingo (15/9).

A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das participantes da iniciativa. Também na quinta-feira, a Unimontes receberá a visita do cônsul-geral da China no Brasil, Li Yang, juntamente com o cônsul comercial, Xu Yuanshen. Eles estarão acompanhados do CEO da Companhia Sul-Americana de Metais (SAM), Jin Yogshi.

A comitiva chinesa terá encontro com o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, e com integrantes da gestão superior. A reunião acontecerá na Sala dos Conselhos, contando também com as presenças de representantes do Governo de Minas Gerais: do subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas, Juliano Alves Pinto; da assessora de Cooperação Nacional e Internacional, Maria Bueno (como representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico), juntamente com o coronel Carlos Henrique Guedes, assessor especial do Governo de Minas.

SUPORTE DA UNIVERSIDADE PARA OS INVESTIMENTOS

Na oportunidade, serão apresentados os avanços da instituição superior nas áreas de pesquisa e inovação e nas ações que contribuem com o desenvolvimento para sua região de abrangência.

“A presença da Universidade incrementa as potencialidades do Norte de Minas para receber novos investimentos, com qualificação de recursos humanos, o suporte científico e a implementação de projetos de pesquisa e inovação tecnológica”, afirma o professor e pesquisador Marcos Fabio Martins Oliveira, docente do Departamento de Economia da Unimontes e que realiza estudos sobre as relações entre a China e o Brasil.

Na mesma data, a Reitoria da Unimontes receberá a visita do representante do Instituto Confúcio, Cheng Jin. Vinculado ao Ministério da Educação da China e sediado em Pequim, o Instituto tem como objetivo promover a língua e a cultura chinesa, facilitando intercâmbio com outras instituições em todo mundo. Na oportunidade, será discutida a possibilidade de parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros, que já oferece, por meio da entidade e em parceria com a UFMG, os cursos de Mandarim (idioma oficial chinês) e de Tai Chi Chuan.

SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO CHINA-BRASIL

O 1º Seminário de Inovação de Comércio de Serviços China-Brasil será promovido dentro da Fenics, com o objetivo de promover o desenvolvimento da cooperação econômica e comercial entre os dois países. Na solenidade de abertura está prevista a presença do governador Romeu Zema, juntamente com o cônsul-geral da China no Brasil, Li Yang; e outras autoridades.

A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das parceiras do seminário. A proposta do evento é fomentar a comunicação entre empresas chinesas e brasileiras e o Governo de Minas Gerais, oportunizando o conhecimento do estado e da região Norte de Minas, destacando as potencialidades de investimentos, sobretudo, na área de geração de energia renovável (solar voltaica).

De acordo com os organizadores, o evento já tem confirmada a participação de cerca de 30 empresas de diferentes setores, incluindo grandes bancos e multinacionais chinesas. Serão apresentados três painéis: “Inovação em serviços financeiros”, “Energias renováveis” e “Inovação em Tecnologia”.

 

Ascom : Unimontes

Comentários

Mais do Educadora FM