Unimontes aproxima produtores e acadêmicos com a IX Semana de Ciências Agrárias no campus Janaúba

Para mostrar as pesquisas em desenvolvimento na Fazenda Experimental vinculada à Unimontes na microrregião da Serra Geral, o campus Janaúba realiza neste mês a IX Semana de Ciências Agrárias – “IX SEAGRI”. Os estudos de acadêmicos de Agronomia e de Zootecnia, sob orientação dos professores, serão apresentados na forma de palestras, minicursos e trabalhos de campo, com programação nos dias 17 a 21/9.

A organização é do Departamento de Ciências Agrárias, que propõe uma programação diversificada para “atualizações, capacitações e o estímulo ao debate de temas que associam os estudos acadêmicos com o atendimento à comunidade de produtores do setor agropecuário em Janaúba e região” – destaca o coordenador-geral, professor Carlos Eduardo Corsato.

Pontos importantes da economia na agropecuária regional, como produção de queijo artesanal, criação de bovinos para abate, fruticultura, qualidade e manejo da água e uso de defensivos, por exemplo, estão na pauta do evento.

COMO SERÁ

Nos dois primeiros dias haverá o ciclo de palestras com oito temas: “Agro 4.0: transformação pela inovação”, “Inovação tecnológica: da Universidade ao Mercado e a transdisciplinaridade”, “Impactos da fruticultura irrigada no desenvolvimento regional”, “Elaboração de projeto para certificação de queijarias artesanais”, “Engorda intensiva de bovinos”, “Zootecnia de precisão”, “Agricultura de precisão”, “Queijo Minas Artesanal: atualização e prospecção” e “Qualidade da água para irrigação”.

Já os minicursos serão em 18, 19 e 20 de setembro: “Tecnologia de aplicação de defensivos”, “Uso racional da água de Irrigação”, “Operação de máquinas e implementos agrícolas”, “Identificação de Moscas das frutas de importância econômica”, “Produção de silagem”, “Confecção de chocadeiras artesanais”, “Elaboração de projeto para certificação de queijarias artesanais”, “Defesa sanitária vegetal: importância e ações no Norte de Minas Gerais” e “Filetagem de tilápia”.

E ainda: “Utilização de drones na agricultura: aquisição de dados e processamento”, “Edificações rurais e legislação de produtos lácteos”, “Zootecnia de precisão: a utilização de imagens na agropecuária”, “Manejo da fertilidade do solo em sistemas intensivos de produção de leite”, “Outorga de água superficial e subterrânea” e “Tecnologia de produção de feijão”.

O dia 21/9 está reservado para a oferta de seis trabalhos de campo: “Cultura do Cacau”, “Cultura do feijão Caupí”, “Cultura do Abacaxi”, “Manejo da Irrigação”, “Gado de leite” e “Criação de codornas”.

COMO PARTICIPAR

As inscrições podem ser feitas pelo site do Sympla. O endereço eletrônico é www.sympla.com.br/ix-semana-de-ciencias-agrarias—seagri__545114. Mais informações pelas redes sociais www.instagram.com/seagri_2019/ e www.facebook.com/SeagriUNIMONTES/. Há, ainda, o site oficial da IX Seagri: https://cienciasagrarias.com.br/seagri2019.

A Semana de Ciências Agrárias da Unimontes conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Ciências Agrárias, Sicoob Credivag e Banco do Nordeste do Brasil. Outras informações pelo e-mail: ixseagri@gmail.com.

Comentários

Mais do Educadora FM