Cirurgia de hérnia de disco por endoscopia é realizada em Montes Claros

A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho – Hospital Dilson Godinho realizou, no dia 6 de setembro,  mais um procedimento médico inédito na região na área de cirurgia. Trata-se de cirurgia de hérnia de disco por endoscopia. Esta será a primeira vez que o método será utilizado na região e marca o esforço dos profissionais do quadro clínico da instituição na busca pelo aperfeiçoamento e utilização de novas técnicas em benefício dos pacientes.

De acordo com o médico responsável pelo procedimento, o ortopedista cirurgião de coluna Giulliano Cruz Barretto, os pacientes com hérnia de disco na coluna tratados pelo método tradicional são submetidos a anestesia geral e o procedimento é executado através de um corte de cerca de 5 centímetros. O novo método, com a utilização do endoscópico, permite realizar o mesmo procedimento com anestesia local e acesso através de um corte de 0,8 a 1 centímetro.

“Pelo fato de ser com anestesia local, executamos o procedimento conversando com o paciente, que faz a cirurgia pela manhã e à tarde já recebe alta”, explica Giuliano Barretto ao enumerar as várias vantagens da cirurgia por endoscopia. O procedimento moderno e menos invasivo permite interação imediata com o paciente durante a cirurgia, redução do tamanho da incisão, menor tempo de cirurgia, menor tempo de internação, menor índice de complicação após a cirurgia e reabilitação com menos dores e menor tempo. O procedimento inédito na região será executado pelos médicos Giulliano Barretto e Mateus Rocha Lopes e o paciente é do sexo masculino, com 57 anos de idade.

 

Texto: Leonardo Maciel

Comentários

Mais do Educadora FM