Prefeitura homenageia empresas e ambientalistas de destaque

A Prefeitura de Montes Claros, através do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – Codema (órgão colegiado, consultivo, deliberativo e normativo), realizará, no próximo dia 19, às 17 horas, no auditório do Centro de Referência em Gestão Ambiental José Gonçalves Ulhôa (avenida José Correia Machado, n° 900 – Ibituruna), a entrega do Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas para empresas e ambientalistas que se destacaram na promoção de ações voltadas para a conscientização ambiental. Serão contempladas as categorias: Ambientalista; Produtor Rural; Educacional; Indústria; Órgão Público; Comercial; Terceiro Setor; e Imprensa.
Homenageados – Os homenageados, escolhidos por uma comissão formada por ambientalistas e membros do Codema, foram: Humberto Guimarães Souto (Ambientalista); João Simael Ferreira da Silva (Produtor Rural); Departamento de Biologia da Unimontes (Educação); Cerâmica Montezuma (Indústria); Grupo Albatroz (Comércio); Instituto Estadual de Florestas – IEF (Órgão Público); Associação Amor de Vida (Terceiro Setor); e Maria Cecília Oliveira Souza (Imprensa).
Os homenageados receberão troféus em formato de formiga, esculpidos pelo artista plástico Gu Ferreira com o apoio dos reeducandos do programa Para Além das Prisões. Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros e presidente do Codema, Paulo Ribeiro, Montes Claros vem tendo um cuidado especial com as pessoas e com o meio ambiente. “Várias ações em prol do Meio Ambiente vêm acontecendo em Montes Claros, graças ao trabalho sério da atual Administração, que não vem medindo esforços para possibilitar que a população viva em um ambiente mais saudável. Além de ter recriado e estruturado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, criou parques, retomou o Ecocrédito, criou o Fundo Ambiental, entre outras ações ambientais”, disse Ribeiro.
Segundo o secretário, foi por isso que a Prefeitura de Montes Claros se tornou responsável pelo licenciamento ambiental de várias atividades de impacto local. “Mais de 200 tipos de empreendimentos, como pequenas fundições e fábricas, postos de gasolina, entre outros, estão sendo licenciados diretamente pela Prefeitura de Montes Claros, sem a necessidade de serem analisadas pelo Estado, por causa da austeridade da atual gestão”, concluiu o presidente do Codema.
Ivo das Chagas – O professor Ivo das Chagas, que faleceu recentemente, foi um dos maiores estudiosos sobre cerrado no Brasil, com trabalhos de referência mundial sobre a geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia, metodologia e pesquisa, e organização do espaço. Ele era conhecido no Norte de Minas como “Pai do Cerrado”, já que sempre o defendeu ardorosamente.
Texto: Luís Carlos Gusmão //Fotos: Fábio Marçal

Comentários

Mais do Educadora FM