Vacina está disponível em mais de 30 unidades de Montes Claros

Os casos de sarampo registrados em diversos estados do Brasil têm assustado a população, o que provocou uma grande corrida às unidades de vacinação. Em Montes Claros a vacina é disponibilizada regularmente nas unidades de Saúde e a Prefeitura está ampliando os trabalhos para garantir a imunização dos moradores.

A vacina contra o sarampo está disponível atualmente em 19 unidades na área urbana (confira lista em anexo), além de 15 salas volantes na zona rural. Como o estado de Minas Gerais não apresenta situação de surto, são disponibilizadas semanalmente uma média de 3 mil doses da vacina para Montes Claros.

Devido aos casos registrados no país, o Ministério da Saúde recomenda que todas as crianças de 6 a 11 meses sejam vacinadas. Para os adultos de até 29 anos que não têm certeza se já foram imunizados, é recomendável a aplicação de duas doses da vacina. Já para aqueles que possuem entre 30 e 49 anos e também não sabem se foram vacinados, é recomendada uma dose. As pessoas com mais de 50 anos que forem viajar e que não têm certeza da imunização também devem se vacinar.

Além das salas de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito parcerias com instituições, empresas e escolas para garantir que a vacina seja levada a mais lugares. É importante lembrar que as salas de vacinação das 19 unidades urbanas funcionam das 8 às 18 horas, com horário estendido até as 21 horas nas unidades dos bairros Santos Reis, Maracanã e Esplanada.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo a outras pessoas. Os principais sintomas da doença são a febre, mal-estar intenso, irritação nos olhos e escorrimento no nariz.

Texto: Bruno Albernaz //Fotos: Fábio Marçal

Comentários

Mais do Educadora FM