Copasa convida a Unimontes para ser parceira no Programa “Pró-Mananciais”

Unimontes e Copasa podem firmar parceira em importante programa socioambiental de proteção e recuperação de mananciais no Norte de Minas. Uma reunião será realizada nos próximos dias para definir os pontos técnicos do termo de cooperação entre as duas instituições. O primeiro encontro foi realizado na última semana, no campus-sede, com a vice-reitora Ilva Ruas de Abreu, o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, professor Carlos Alexandre de Bortolo, e a servidora Cida Alves, da Pró-Reitoria de Ensino. A companhia de saneamento foi representada por Fred Henrique Souza Silva, do setor de Atuação Socioambiental.

A iniciativa faz parte do “Pró-Mananciais”, que propõe ampliar a cultura da sustentabilidade, ações de mobilização e de educação ambiental. Diante do cenário recente de estiagem no Norte de Minas, que evidenciou um quadro de escassez hídrica em inúmeras regiões do Estado, o representante da Copasa disse que a empresa busca medidas preventivas e urgentes que assegurem a preservação das fontes de abastecimento de água para o consumo da população. As ações definidas no programa objetivam a proteção e recuperação das águas desde a nascente até o ponto de captação.

A Unimontes foi convidada para ser parceira em todas as etapas de implantação do programa, com a possibilidade de aplicação do conhecimento científico produzido nos cursos de graduação e de mestrado e doutorado nas ações junto à Copasa.

“Convidamos a universidade para compor o “Colmeia”, sigla para Coletivo Local de Meio Ambiente de Montes Claros, com participação dos cursos que envolvem as questões ambientais, sociais e de fauna para dividir as discussões e propor ações de cooperação com a Companhia”, destacou Fred Henrique.

A próxima etapa após a reunião técnica terá o envolvimento de pesquisadores, Pró-Reitorias, coordenação de laboratórios e núcleos de estudo para definir uma agenda como trabalhos de campo, estágios e desenvolvimento do projeto.

 

Ascom: Unimontes

Comentários

Mais do Educadora FM