Núcleo de História da Unimontes apresenta o 4º livro da série “Sertão” sobre romarias, coronelismo e ferrovia

Entre os destaques na solenidade de abertura oficial do “A Gosto da Unimontes/2019”, na noite dessa quarta-feira, na Biblioteca Central do campus-sede, foi o lançamento do quarto livro da coleção “Sertão”, organizado pelos professores Carla Cristina Barbosa e César Henrique de Queiroz Porto, do Núcleo de História e Cultura Regional (Nuhicre).

A produção traz pesquisas sobre temas como festas, romarias e devoção religiosa no Norte de Minas (especialmente no Vale do São Francisco), elementos políticos (“coronelismo”), a relação entre imprensa e poder político e a expansão da ferrovia associada ao desenvolvimento do Norte de Minas.

Os professores Luiz Andrei Gonçalves Pereira e Denílson Meireles Barbosa fizeram uma breve apresentação dos estudos em nome dos sete pesquisadores que assinam a obra. A apresentação é do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, faz a apresentação do livro.

O livro faz parte do projeto do grupo de pesquisa “Fronteiras do Sertão”, implementado há 14 anos. Além da versão impressa, de 253 páginas, os arquivos podem ser acessados gratuitamente pelo e-book, disponível no site www.editora.unimontes.br.

Ainda no lançamento, foram apresentados o DVD e o caderno do patrimônio sobre “Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da Viola em Minas Gerais”, material produzido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e que conta com contribuição direta da Unimontes, a partir de pesquisas que integram o inventário cultural do Vale do São Francisco – em parceria com o Ministério Público (MPMG).

O quinto volume está em fase final de edição e elaboração, com previsão de lançamento a partir de novembro deste ano.

 

Comentários

Mais do Educadora FM