Prefeitura realiza capacitação para “Abordagem e Tratamento ao Fumante” nesta quinta-feira

A Prefeitura de Montes Claros, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, da Vigilância em Saúde do Trabalhador, e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realiza, nesta quinta-feira, 29, Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma capacitação voltada para os profissionais da Saúde com o tema “Abordagem e Tratamento ao Fumante”. O curso será ministrado na Faculdade Prominas (Rua Lírio Brant, 511 – Melo), das 8 às 17h30.

Promovido pelo Programa de Combate ao Tabagismo do Município de Montes Claros, a programação (em anexo), terá como público-alvo as referências técnicas dos municípios de abrangência do CEREST Montes Claros e as referências técnicas da Secretaria de Estado de Saúde, além de médicos, enfermeiros e dentistas da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Atualmente, Montes Claros possui 42 grupos do Programa de Combate ao Tabagismo, que se reúnem nas unidades da ESF espalhadas pela cidade. Se você está lendo essa matéria e deseja parar de fumar, procure a Estratégia de Saúde da Família mais próxima de sua residência, para se cadastrar no programa e iniciar o tratamento.

TABAGISMO – É uma das principais causas evitáveis de mortes em todo mundo. Estima-se que, durante o século XX, cem milhões de pessoas faleceram devido ao seu consumo (matando, portanto, mais do que a Segunda Guerra Mundial), sendo o hábito de fumar responsável por 12% da mortalidade adulta mundial.A cada ano, aproximadamente, cinco milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas ao tabaco e a previsão é que, persistindo o atual modelo de consumo, em 2020 serão dez milhões de mortes ao ano. (OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde).

Texto> Daniel Soares// fotos: divulgação Internet

Comentários

Mais do Educadora FM