Setor minerário será fiscalizado pelo Crea-MG em Montes Claros

 

Conselho realiza uma Fiscalização Regional Dirigida (FRD) no segmento da mineração em 18 cidades da região.

            Entre os dias 2 e 6 de setembro de 2019, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) fará uma Fiscalização Regional Dirigida (FRD) voltada para o setor minerário em 18 cidades da região Norte de Minas. Serão fiscalizados 80 empreendimentos, sendo 69 da mineração e 11 barragens em destilarias de álcool. Os municípios fiscalizados serão Montes Claros, Bocaiúva, Olhos D`água, Diamantina, Gouveia, Senador Modestino Gonçalves, Jaíba, Salinas, Curral de Dentro, Indaiabira, São João do Paraíso, Taiobeiras, Vargem Grande do Rio Pardo, Paracatú, João Pinheiro, Unaí, Dom Bosco e Riachinho.

            A FRD será no quadro técnico das empresas, verificando a atuação do responsável técnico pelos projetos, construção, operação e monitoramento dos empreendimentos, além da regularidade de licenças ambientais, autorizações de serviços e da extração de minerais. O supervisor Regional Norte, Alex Fabiano Silva, explica que a ação é necessária para garantir a regularidade nas atividades. “Por meio da fiscalização do exercício profissional, garantimos à sociedade que as atividades técnicas existentes nestes empreendimentos estão sendo desenvolvidas por profissionais legalmente habilitados, com as devidas anotações de responsabilidade técnica, a fim de minimizarmos riscos sociais, ambientais e de segurança”, afirma Alex.

O gerente de Fiscalização do Conselho, engenheiro eletricista Nicolau Neder, detalha que a FRD no setor minerário acompanha atividades técnicas onde se faz necessária a presença de profissionais habilitados nesta área. “Com objetivo principal de proporcionar segurança à sociedade, a fiscalização do Crea-MG promove ações para verificar o exercício da engenharia, da agronomia e das geociências para coibir a prática de atividades técnicas por pessoas inabilitadas”, explica.

Comentários

Mais do Educadora FM