11ª Região da Polícia Militar capacita 50 policiais para atuarem nas bases de segurança comunitária em Montes Claros

A Décima Primeira Região da Polícia Militar – 11ª RPM realiza, no período de 27 a 30 deste mês, o Curso de Base de Segurança Comunitárias– BSC, que tem por objetivo capacitar policiais militares para exercerem, de forma prática, as atividades nas Bases de Segurança Comunitárias, orientados pela filosofia e estratégia organizacional de polícia comunitária, visando garantir ao máximo a difusão dessa filosofia e estratégia organizacional no âmbito do Estado de Minas Gerais.

Desde a década de 80, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) vem, de forma sistematizada, adotando uma gestão de segurança pública voltada à prevenção criminal com envolvimento comunitário. Assim, com o propósito de aumentar a efetividade do serviço policial, na história da Corporação, várias estruturas tiveram o objetivo de desconcentrar o policiamento ostensivo da sede das Unidades de Execução Operacional para estruturas mais próximas à comunidade.

A Base de Segurança Comunitária além de ter uma estrutura “desconcentrada”, isto é, fora das sedes dos quartéis, é caracterizada pelo serviço “descentralizado”. Ela presta um serviço inovador, focado na solução de problemas, com ações que antecipam e atacam as causas do ciclo da violência e da criminalidade.

Em Montes Claros, 12 (doze) bases comunitárias já estão em pleno funcionamento em pontos estratégicos da cidade com serviços ao cidadão, como o registro de Boletins de Ocorrências, reuniões comunitárias, dentre outros. No norte de Minas, outras cidades também serão contempladas com essa modalidade de policiamento, sendo que na cidade de Janaúba, a implementação da Base Comunitária de Segurança ocorrerá no próximo dia 06 de setembro de 2019.

A Aula Inaugural do curso ocorreu hoje, dia 27, às 8 h, no Auditório “O Pequizeiro”, nas dependências do 10º BPM, à Av. Deputado Plínio Ribeiro, nº 2.810, bairro Cintra, nesta.

O curso, que terá a duração de 32 horas/aula, está sendo realizado na 103ª Companhia de Ensino e Treinamento da 11ª RPM, nas dependências do 10º BPM, e conta com a participação de 50 (cinquenta) discentes, policiais militares, das Unidades que integram esta Região da Polícia Militar.

Ascom: PMMG

Comentários

Mais do Educadora FM