Campanha conscientiza a população sobre a importância de se guardar o Cartão de Vacinação

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de guardar o Cartão de Vacinação e mantê-lo sempre atualizado, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, realiza a campanha “Cartão de Vacinação é documento”. A ideia é chamar a atenção da população para o fato de que a vacinação é de fundamental importância tanto para a prevenção de doenças quanto para evitar surtos como o de sarampo, registrado recentemente em algumas regiões do país.

Segundo Mara Ribeiro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a principal forma de uma pessoa provar que está vacinada é por meio do cartão de vacinas. “A afirmação verbal não comprova que o indivíduo está imunizado, por isso é imprescindível cuidar e guardar o cartão. A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Mas o que muita gente não sabe é que o cartão de vacinas é um documento indispensável para crianças, adolescentes, adultos e também para idosos. É importante que as pessoas tenham a consciência de manter em dia suas vacinas, em todas as fases da vida”, explica.

A coordenadora observa ainda que “é comum encontrarmos adultos que não sabem onde colocaram seu cartão, e por isso desconhecem se são imunizadas, assim como há pessoas que possuem dois, três ou até quatro cartões diferentes. Para os adultos que perderam o cartão a recomendação é procurar a Unidade Básica de Saúde em que se vacinaram, pois essas unidades podem ter o chamado cartão espelho, que é uma cópia do cartão de vacinação. Também é importante guardar todos os cartões recebidos durante a vacinação, pois somente dessa forma será possível acompanhar o histórico de imunização”.

Comentários

Mais do Educadora FM