Divulgada a programação do “A Gosto da Unimontes”, com abertura no dia 26 e atividades no campus-sede

Inspirada nas tradições celebradas pela cidade neste mês, a Universidade Estadual de Montes Claros tem sua versão para as festas folclóricas. Trata-se do “A Gosto da Unimontes”, evento multicultural que oferece à comunidade acadêmica e à população em geral uma série de atrações, desde oficinas, exposições, lançamentos de livros e shows musicais e de dança. Paralelamente, será realizada a Unicalourada, motivada para a recepção dos novos alunos nos cursos com entrada no segundo semestre de 2019.

O tema central é: “Festejando a Cultura Popular”. A programação oficial da edição 2019 foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (21/8), pela Coordenadoria de Extensão Cultural, da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes. O evento terá início na próxima segunda-feira (26), com oficinas nas salas do prédio 2 e no Laboratório de Exercício (Academia do Campus).

Serão mais quatro dias de atividades no campus-sede, até a sexta-feira (30 de agosto). A abertura oficial será no dia 28 (quarta-feira), às 19 horas, na Biblioteca Central “Professor Antônio Jorge”.

No roteiro, destaque para as oficinas com inscrições gratuitas para o público em geral das mais diversas idades, que serão ministradas por professores e servidores da Unimontes, além de acadêmicos que são participantes de programas e projetos de extensão.

Os temas das oficinas são: Violão, Percussão Popular, História em Quadrinhos, jogos e brincadeiras dramáticas, Dança de salão, confecção de pandeiros, piano, Fotografia, Som e Corpo, Brinquedos, Leitura musical/partitura, Canto popular, Danças populares, “Paint Light” (desenhando com luz).

E ainda, oficinas de artesanato, inspirada no “projeto Reciclar na Biblioteca: técnicas de encadernação e colagem com reutilização de papéis, fitas e pedrarias”. Outro destaque estará na oficina de colagens, com homenagem a “Zé Coco do Riachão”. O link para as inscrições é: www.encurtador.com.br/ig128.

A coordenação destaca, também, a abordagem de outras temáticas ao longo da programação do “A Gosto da Unimontes”, como a exibição de documentários sobre Violas, Tambores e a obra de Zé Coco do Riachão; palestras e apresentações culturais do Grupo Parafolclórico Saruê, Antônio Vieira Dias e Manoel da Conceição (Violeiros), Camerata de Violões da Unimontes, Teatro “Terra Fecunda”, Curso de Extensão em Música (CEM), Igor Coimbra & Luciano Cândido.

Ascom : Unimontes

Comentários

Mais do Educadora FM