Montes Claros está entre as melhores cidades do Brasil em saneamento básico

Montes Claros está entre as melhores cidades do país no quesito Saneamento Básico. É o que aponta um estudo realizado recentemente pelo Instituto Trata Brasil, juntamente a GO Associados. Segundo esse estudo, Montes Claros é a quarta melhor cidade do Estado em índices de fornecimento de água e saneamento básico. Em nível nacional, a cidade se destaca por ficar à frente de capitais como Porto Alegre, Brasília/DF, Salvador, Rio de Janeiro, Florianópolis, Aracaju, Vila Velha, Maceió, São Luís, Natal, Terezina, Belém, Macapá, Manaus e Porto Velho.

Ranking do Saneamento Básico – 100 Maiores Cidades do Brasil, feito com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), são divulgados todo ano pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que reúne as informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços de água e esgoto nos municípios. 

O Ranking do Saneamento Básico deste ano aborda os novos indicadores de água e esgoto, apresentando também dados sobre perdas de água, investimentos, operadoras e tarifa média das 100 maiores cidades do país.

O serviço de fornecimento de água e esgoto em Montes Claros é realizado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), com quem a Prefeitura de Montes Claros renovou contrato de concessão recentemente. O novo contrato, celebrado em julho de 2018, tem a duração de 30 anos e vai garantir investimentos de aproximadamente R$ 700 milhões para o município, inclusive para tornar ainda melhor o saneamento na cidade. 

 

Texto: Rubens Santana // Fotos: Fábio Marçal

 

 

 

Comentários

Mais do Educadora FM