Santa Casa de Montes Claros comemora 30 anos do Hospital do RIM

Criado em primeiro de agosto de 1989, por meio de uma união entre as equipes do Hospital Dilson Godinho e da Santa Casa de Montes Claros, o Hospital do Rim, além do acompanhamento ambulatorial e da hemodiálise, realiza, desde 1993, o transplante renal. Desde então, foram beneficiados mais de 600 pacientes receptores, oriundos do Norte de Minas e da Bahia. De segunda a sábado, das 7h às 21h, o hospital, que é referência no Norte de Minas, recebe em torno de 240 pacientes para o tratamento de hemodiálise e diálise peritoneal ambulatorial, realizando uma média de 2.500 sessões por mês. Para atender com excelência e dar a melhor qualidade de vida para essas pessoas, o Hospital do Rim, localizado na Santa Casa, conta com profissionais de variadas especialidades. “Nós temos, além de nefrologistas, residência médica, nutricionista, psicóloga e assistente social que dão suporte para o paciente antes mesmo dele ir para a máquina de diálise”, conta Dra. Catarina Veloso, nefrologista da unidade hospitalar desde a sua fundação.
A assistência, com foco no acolhimento humanizado, beneficia pacientes oriundos da Macrorregião de Montes Claros, que realizam tratamento de hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde – SUS. A estrutura física disponibiliza amplas e modernas instalações, com ambulatório de nefrologia, ambulatório de transplantes e consultórios, sala de procedimentos, salão de hemodiálise, além de equipe multiprofissional altamente especializada, composta por médicos nefrologistas, enfermeiros, nutricionista, técnicos de enfermagem, psicólogo e assistente social. “Ressalto a importância da Santa Casa de Montes Claros que nos acolheu e nos dá suporte para que continuemos avançando na assistência aos pacientes, gestão, programas de segurança, humanização e treinamento pessoal”, ressalta Catarina.
A médica nefrologista afirma que ao longo de 30 anos foram vários avanços. “Estamos entre os primeiros a utilizar máquina de hemodiálise de proporção e os primeiros a instalar o tratamento de água por osmose reversa no Estado de Minas Gerais”, conta.  Além disso, recentemente, foi implantada uma unidade para pacientes agudos e uma unidade de energia fotovoltaica, com o objetivo de trazer sustentabilidade energética. Para o superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio, “é um orgulho contar com a parceria do Hospital do Rim, que conta com profissionais tão bem capacitados e que cuidam de cada um dos nossos pacientes com amor, dedicação e muito acolhimento. Parabéns a todos que fazem parte da família da nefrologia”, fala.
Ascom : Santa Casa de Montes Claros

Comentários

Mais do Educadora FM