Novos conselheiros do Codema serão conhecidos terça-feira

 

Nesta terça-feira, dia 23, a partir das 10h30, será realizada reunião do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para concluir o processo para escolha dos novos conselheiros. Isso por que houve mais de um interessado ao cargo, entre representantes de entidades de classe, organizações não governamentais, segmento social e industrial e escolas de ensino superior. Ao todo, 14 conselheiros representam o órgão. Após a definição dos nomes, os novos conselheiros serão empossados pelo prefeito Humberto Souto.

Este ano também serão escolhidas mais oito pessoas que vão receber o prêmio de mérito ambiental. As sugestões devem ser feitas até quarta-feira, dia 31 de julho. A aprovação ocorrerá na reunião semanal de agosto, para que o prêmio possa ser entregue no mês de setembro.

O secretário Paulo Ribeiro,presidente do Codema, destaca a importância da eleição dos novos representantes do órgão e do prêmio de mérito ambiental. Frisa que o Codema está atuante e defende os interesses da população no que diz respeito à conservação e revitalização do Meio Ambiente, com garantia de sustentabilidade.

O Codema tem objetivo de proteger e conservar o meio ambiente, Os membros são indicados pelos seguintes órgãos e entidades: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Infraestrutura ou Serviços Urbanos, Câmara Municipal de Vereadores, Ministério Público Estadual, Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA), Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos (Crea) ou Conselho de Agricultura e Urbanismo (CAL), Organizações Não Governamentais ligadas estatutariamente à defesa ambiental, entidades dos segmentos comercial e industrial, entidade de classe dos produtores rurais do município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município, 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representante de escolas de ensino superior do município.

Havendo mais de um candidato por entidade, a decisão sairá por votação, em reunião própria a ser agendada pela Secretaria de Meio Ambiente. Os novos representantes podem optar por alternar a representação com seus suplentes.O edital foi publicado no dia 25 de junho, no Diário Oficial do Município de Montes Claros.

 

Texto e fotos: Pedro Neto

Comentários

Mais do Educadora FM